Entenda mais sobre o conceito e sobre os perigos dos aplicativos modificados
Para aquelas pessoas que são usuárias da plataforma para celular Android, o jeito mais comum e mais recomendado de se fazer o download de aplicativos é através do Google Play.
No entanto, visto que vivemos em um mundo onde as coisas evoluem e se desenvolvem de forma muito meteórica, hoje em dia já pode-se contar com outras formas de se baixar e instalar aplicativos.
Uma maneira de se realizar esse processo é a partir de APKs – arquivos de apps instalados e encontrados em sites da internet, muitas vezes de fontes desconhecidas.
Dentro dos APKs, podem ser encontrados aplicativos que passaram por modificações – os chamados MODs.
Se você é usuário do Android é importante estar por dentro desse assunto, para entender mais sobre o que são os MODs e evitar eventuais riscos ao seu aparelho.
Na sequência, trataremos de maneira mais aprofundada sobre o que são os MODs e quais as vantagens e desvantagens do uso deles.
O que são e quais as vantagens dos MODs de aplicativos?
Os MODs são aplicativos modificados para a finalidade de serem operados de maneira que favoreça o seu usuário.
Isso quer dizer que MODs de jogos, por exemplo, podem ter moedas ilimitadas, vidas ilimitadas e até micro pagamentos liberados – o que não aconteceria na versão original do aplicativo.
Bem, como você deve ter percebido, as modificações de aplicativos são feitas para um único objetivo: beneficiar o usuário do app.
Mas, como nem tudo são flores, essa prática também pode contar alguns riscos.
Falando sobre as desvantagens do uso de MODs de aplicativos
Se você, por acaso, for identificado como usuário de um MOD de um aplicativo de jogo, você poderá estar sujeito ao banimento – por causa da violação da política da empresa desenvolvedora.
Outra desvantagem está associada à segurança do seu dispositivo. Por serem de fontes desconhecidas, os MODs não contam com uma verificação de segurança e isso pode colocar em risco o seu dispositivo móvel e os seus dados.
Além de tudo, há MODs que são criados com a finalidade de roubar dados pessoais e até bancários de usuários.