Conheça mais sobre essa sigla e sua história.
Conforme o setor de games foi sendo expandido até alcançar as plataformas de celulares, os jogos também se tornaram mais bem desenvolvidos.
Se você tem afinidade com o mundo dos games, com certeza já deve ter ouvido falar sobre DLC, mas você sabe o que significa?
Hoje trataremos sobre esse assunto, que cada vez mais está presente em jogos de celular.
DLC: história e conceito
A sigla DLA refere-se a “downloadable contentes”, isso é: refere-se à expansão e conteúdos extras de um jogo base.
As DLCs existem a bastante tempo, a sua primeira aparição acredita-se que se deu em 1997, em um jogo para computador chamado Total Annihilation.
No entanto, começou a ganhar mais espaço com o advento do Xbox e a partir do desenvolvimento dos demais consoles.
Importância de DLCs em jogos de celulares
As empresas buscam criar e lançar DLCs de um jogo base porque é uma forma de terem seus lucros aumentados, visto que cada DLC pode ser vendida separadamente – embora tenham jogos que dispõem conteúdos extras de forma gratuita.
Além disso, lançar expansões e conteúdos adicionais pode ser uma forma de manter ou até aumentar o interesse dos jogadores, visto que estão sempre à espera de alguma novidade.
Os aparelhos celulares – os smartphones – estão cada vez melhor no que diz respeito à memória e à desenvoltura. E por conta disso as empresas desenvolvedoras de games mobile estão se atentando em levar DLCs para esses aparelhos móveis.
Perspectivas e conclusão
Os DLCs para jogos mobile ainda se tratam de um tema relativamente novo, mas prometem compor um mercado bastante promissor.
Alguns jogos já possuem DLC para a versão mobile, como:
– Iga’s Back Pack, DLC do jogo base Bloodstained: Ritual of The Night
– Fatal Falls, DLC do jogo base Dead Cells
– XCOM 2 Collection, jogo base que conta com 4 DLCs
– The Quest Mobile, jogo base que conta com diversas DLCs
Para finalizar, fica o entendimento de que as DLCs de jogos configuram uma prática de lucro de empresas desenvolvedoras, mas também são uma maneira de os jogadores aproveitarem mais a jogabilidade de um jogo base.